top of page

Situemo-nos. Segunda metade do século vinte, ressacando da segunda guerra mundial e curando as feridas profundas que o holocausto deixou à vista de todos. Numa América nortenha, no auge da globalização, das convulsões políticas, da desconstrução das ideologias, da evolução tecnológica. Dá-se o boom da revolução digital, da era da experimentação; assiste-se ao crescimento dos media e ao murro na mesa da Internet como paradigma da sociedade de informação.

E é então que surge um centro na necessidade de redefinir o papel do designer no panorama contemporâneo. Quais as definições contemporâneas do design? Onde se encontra a responsabilidade do designer e onde se encaixa o seu trabalho nesta era de mudança e transversalidade das artes?

/

Estamos agora na louca, “de-todos-e-de-ninguém” Nova-Iorque, onde se passeia de pés bem assentes no chão e cabeça nas vanguardas da arte, o designer Milton Glaser. Figura central do design internacional, Glaser vem determinadamente deixar a sua impressão digital no pós-modernismo e fá-lo com uma simples sugestão: “to introduce the idea of doubt to graphics - that can be a big contribution”. Ganhamos então anti-corpos face às certezas absolutas, deixamos o preconceito das ideias-como-propriedade-privada e aceitamos que “as ideias devem ser partilhadas. Não são propriedade - podemos tirar grandes benefícios quando experienciadas e usadas por outros.” 

/

Desconstrói-se, redefine-se, explora-se, experimenta-se, tudo ganha uma nova dimensão e a arte atravessa uma era de união entre as suas variadas vertentes. Já não falamos só da pintura ou só do cinema, mas misturam-se interesses e áreas, cruzam-se ideias e nascem então novas visões e questões. 

É no mistério e na dúvida que está a virtude do design. O designer encontra o seu propósito na necessidade de dialogar com o outro e com a sociedade contemporânea, e é aqui que emerge a dúvida que o leva a analisar constantemente as suas certezas, já que “as crenças são geralmente sinal de uma mente fechada” (diz Glaser, no seu manifesto “The Five Most Important Things You’ll Learn About Design”). 

MILTON GLASER \\

TO INTRODUCE THE IDEA OF DOUBT TO GRAPHICS

Comentário crítico com referência central na entrevista "Milton Glaser on Professionalism, Education, Celebrity and Criticism"

\\ por Benedita Pinto Gonçalves, 2015

bottom of page