top of page

Podemos ficar inquietos, confusos ou chocados, mas nunca poderemos dizer-nos indiferentes a esta obra-prima de Martin Scorsese que retrata sem piedade a realidade crua e nua de Nova Iorque nos anos setenta. 

/

Somos guiados numa viagem de táxi pelas ruas corrompidas da metrópole, onde deambulam os fantasmas de quem já foi gente digna ou nunca o chegou a ser. Viagem esta pelos olhos de Travis Bickle (brilhantemente interpretado por Robert De Niro), um mero cidadão que vive num pequeno e inestético apartamento onde passa os dias e noites a ver televisão, escrevendo freneticamente no seu misterioso diário e que, por consequência das suas insónias, se torna taxista nocturno. 

/

Assistimos à rejeição de Bickle por Betsy, uma visão de pureza e idealismo, segura de si num papel activo em plena campanha presidencial e por uma adolescente prostituta que não tenciona ser salva da sua condição fantasmagórica, não obstante as várias tentativas de Bickle que completa a sua missão com um banho sanguíneo num cenário de horror que o coloca num pedestal heróico nas páginas do jornal.

/

É com uma urgência inegável que Martin Scorsese passa para a tela o inferno na terra que é Nova Iorque corrupta, stressante e tensa, numa obra que não trata tanto o realismo mas antes uma constante ponte com o surreal e o imaginário. Um verdadeiro pesadelo que cresce em exponencial ao longo do filme, contextualizado pelo melancólico saxofone em ritmo binário que dá voz à última linha melódica criada por Bernard Herrmann antes de morrer.

taxi driver, 1976 \\

are you talking to me?

FICHA TÉCNICA 

 

Género: Drama

 

Realização: Martin Scorsese

 

Guião: Paul Schrader

 

Elenco: Albert Brooks, Beau Kayser, Bill Minkin, Bob Maroff, Brenda Dickson, Copper Cunningham, Cybill Shepherd, Diahnne Abbott, Frank Adu, Garth Avery, Gene Palma, Gino Ardito, Harlan Cary Poe, Harry Cohn, Harry Fischler, Harry Northup, Harvey Keitel, Jodie Foster, Joe Spinell, Leonard Harris, Maria Turner, Martin Scorsese, Murray Moston, Nat Grant, Nicholas Shields, Norman Matlock, Peter Boyle, Peter Savage, Ralph S. Singleton, Richard Higgs, Robert De Niro, Robin Utt, Steven Prince, Victor Argo, Victor Magnotta

 

Produção: Julia Phillips, Michael Phillip

 

Fotografia: Michael Chapman

 

Banda Sonora: Bernard Herrmann

 

Duração: 113 min.

 

Ano: 1976

 

País: Estados Unidos

 

Distribuidora: Columbia Pictures

 

Estúdio: Bill Phillips / Columbia Pictures Corporation / Italo/Judeo Productions

Comentário crítico com referência central no filme "Taxi Driver", (1976) de Martin Scorsese

\\ por Benedita Pinto Gonçalves, 2015

bottom of page